Anúncio

Notícias

10 anos de Facebook: a rede social agrega amigos e também notícias

10 anos de Facebook: a rede social agrega amigos e também notícias
Rafael Videiro

Rafael Videiro

  • Atualizado:

Hoje, 4 de fevereiro de 2014, a rede social mais popular do planeta completa 10 anos. Uma década que marcou não apenas a vida do ex-estudante de Harvard Mark Zuckerberg – que se tornou o mais jovem bilionário do mundo -, mas também um pouco a história de todos nós.

A rede social nasceu com o nome de thefacebook.com, com um investimento inicial de apenas US$ 1.000. Foi fundada por Mark Zuckerberg, juntamente com Dustin Moskovitz, Chris Hughes e o brasileiro Eduardo Saverin. A simplicidade dos primórdios do Facebook contrastava com a insanidade do MySpace e ajudou com que ganhasse popularidade rapidamente fora dos limites de Harvard.

Do destronamento do MySpace à explosão dos jogos sociais como o FarmVille, a introdução da Linha do Tempo e um sem-fim de ameaças virtuais que envolvem a rede social, o Facebook raramente ficou de fora dos holofotes da mídia. Definitivamente, a rede se tornou um dos meios mais importantes para manter contato com a família e os amigos, e está se tornando cada vez mais popular como canal de compartilhamento de notícias.

Nesse sentido, ontem (3) foi lançado o Paper, um aplicativo no estilo Flipboard com a marca Facebook. Disponível por enquanto somente nos Estados Unidos e apenas para iOS (iPhone e iPad), o Paper consolida os planos de expansão da rede social em se tornar também o principal canal de informação dos seus usuários.

No final deste mês, Mark Zuckerberg estará presente no Mobile World Congress, em Barcelona, onde falará do novos rumos que o Facebook está tomando. Esperamos escutar do fundador também sua visão pessoal sobre o futuro do Facebook.

Nestes últimos dez anos, é impossível não associar o Facebook a algum momento importante das nossas vidas. E, assim como nós evoluímos, a rede social já não traz muitas semelhanças com a primeira versão desenvolvida num quarto de república da Universidade de Harvard. Veja a opinião dos nossos editores sobre o eles fariam diferente se pudessem prever como o Facebook seria dez anos depois.

Rafael Videiro

Rafael Videiro

Os mais recentes de Rafael Videiro

Diretrizes Editoriais