O botão “Não Curti” está na lista de desejo dos usuários do Facebook há um longo tempo. Depois de anos “em cima da cerca”, a gigante rede social pode ter liberado: um botão de “Não Curti” pode aparecer no FB nos mêses seguintes… Mas existem algumas condições.
De acordo com as notícias no Reino Unido, o Facebook já testou esse botão em 5% dos usuários da América do Norte. Invés de um dedão para baixo, o botão novo seria mais como um voto negativo ou um “downvote”, e seria usado para marcar aqueles posts ou comentários que podem ser considerados maliciosos ou disrespeitosos.
Então, a ideia atras desse botão “Não Curti” não é expressar uma discordância (para isso, nós já temos a reação de “carinha brava”), mas sim reportar conteúdo inapropriado na plataforma. Além disso, ele pode vir com outro botão, o “upvote”, que seria para mostrar uma certa preferência por certo conteúdo.
O sistema de upvotes e downvotes é similar ao “karma” em alguns sites ou votos em plataformas como o Reddit e o Quora, o qual evidencia uma postagem acima de todas as outras.
Desse modo, encorajando os melhores comentários, os usuários do Facebook iriam trabalhar para auto-moderar, o que pode ajudar a comunidade a determinar o quê a audiência está realmente interessada.
O objetivo final é que tudo isso irá parar com as “fake news”, uma praga no Facebook e em outras redes como YouTube.
Em qualquer caso, todo esse trabalho não será deixado para os usuários: exatamente nessa semana, o Facebook anunciou que ele irá estabelecer escritórios em Barcelona com uma equipe dedicada exclusivamente a moderar e a verificar conteúdos. É claro que, além do bom trabalho pelos usuários, mais ferramentas profissionais são necessárias para lutar contra as informações falsas.
O que você acha sobre o premiere desse botão “Não Curti”? Você acha que os usuários irão utilizar ele corretamente?